Fyne Audio F500

O que é melhor do que uma colunas com um som excelente? Umas colunas com um som excelente e que também são muito bonitas! Melhor ainda? Umas colunas que além de soarem bem e serem bonitas... não são muito caras.

Apresento-vos as Fyne Audio F500. A marca escocesa – relativamente jovem – foi fundada por pessoal que veio sobretudo da Tannoy. Por isso, não admira que encontremos aqui alguns dos conceitos já ensaiados nesta lendária marca, como é o caso do tweeter (altifalante de agudos) que surge montado de forma concêntrica ao Woofer (altifalante principal, para os médios/graves).

O resultado é uma coluna "de prateleira" (por oposição às que são para colocar diretamente no chão) relativamente compacta, com 32,5cm de altura, mas que "toca" tão bem como outras bem maiores. Um dos segredos é o facto de possui um pórtico que, em vez de estar aberto à frente ou atra´s, como é habitual, foi aberto para baixo; depois, há um difusor em forma de cone e uma grelha na base da coluna que permite que uma dispersão omnidirecional do ar deslocado dentro da caixa pelo movimento do altifalante.

As Fyna Audio têm representação relativamente recente em Portugal mas são já a minha nova obsessão. Ainda para mais porque custam 699€ (par). É dinheiro, mas no mundo do Hi-Fi é dinheiro bem gasto.
 

Techno Lust Design by Insight © 2009