Austrian Audio Hi-X65

 

A vantagem dos auscultadores é que, com um investimento relativamente moderado – digamos, da ordem das centenas de euros – obtemos uma qualidade de reprodução que só é possível com colunas de milhares de euros. Além disso, existe ainda outra vantagem: a qualidade de reprodução é alcançada mesmo com volumes de reprodução baixos, algo que é muito mais difícil com um par de colunas.

Claro que existe a desvantagem evidente de que os auscultadores se destinam a uma audição privada, ao contrário da experiência das colunas, que permite encher uma sala de som. Mas nunca ninguém disse que a luxúria tecnológica era para partilhar com os outros!

É neste contexto que vos apresento os Austrian Audio Hi-X65. Com um preço de referência que está longe de ser pornográfico (349€), o que os ex-engenheiros austríacos que trabalhavam para a AKG (antes desta ter sido comprada pela Samsung) nos propõem aqui são uns auscultadores de qualidade audiófila mas que foram pensados originalmente para uma utilização profissional em estúdio.

Acontece que os dois primeiros auscultadores da marca, lançados em 2020, os modelos Hi-50 e Hi-55, eram de conceção "closed back", ou seja, as campânulas eram fechadas; nos novos Hi-65, a construção passou a ser "open back", uma abordagem que é preferida pelo pessoal que procura bons auscultadores hi-fi para usar em casa, e não necessariamente no estúdio.

Ao contrário do que sucede com a esmagadora maioria dos modelos concorrentes, não só estes auscultadores não usam altifalantes genéricos, mas sim unidades especiais de elevada excursão, criadas especificamente para o efeito, como também não são feitas numa fábrica algures no extremo-oriente, mas sim na Áustria. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

 

Techno Lust Design by Insight © 2009